O que é SEED na educação?

SEED é uma sigla para Secretaria Estadual de Educação. Alguns estados brasileiros, como o Paraná, adotaram essa sigla. Já outros estados, como Minas Gerais, adotaram a sigla SEE, com o mesmo significado: Secretaria Estadual de Educação.

A Secretaria Estadual de Educação está subordinada ao Governo Estadual, e este por sua vez ao Governo Federal.

O Secretário Estadual de Educação é o responsável pela direção da SEE ou SEED.

O que faz a Secretaria Estadual de Educação?

As normas e diretrizes federais ais quais a Secretaria Estadual de Educação deve seguir são formuladas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Cabe à Secretaria da Educação executar a política estadual de educação na busca da elevação do patamar de cultura da sociedade, fazendo uma escola pública democrática e de qualidade.

A missão da S.E. é a de assegurar uma educação que garanta o acesso e a permanência com sucesso dos educandos na sala de aula.Todo o trabalho dos profissionais que gerenciam a educação deve estar voltado para esta meta , não só de garantir o acesso de crianças e jovens em idade escolar e de jovens e adultos, como também propiciar condições para o seu desenvolvimento integral.
As ações que norteiam o trabalho dos profissionais que atuam no poder central da Educação no Estado,devem estar voltadas para o funcionamento eficaz das escolas, através dos estímulo ao aperfeiçoamento dos profesores, os recursos materiais necessários ao trabalho do dia-a-dia de alunos, direção e professores,a orientação de todo o fazer pedagógico, incluindo-se os processos de criação políticas de valorização do magistério.
Todas as ações devem estar voltadas para a conquista de uma escola pública de qualidade.

Criar e manter condições para que se realiza com êxito todo o processo ensino/aprendizagem nas unidades escolares da rede estadual deve ser a preocupação inicial do orgão gestor da educação.

Fonte:  http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=140730

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *