Como funciona o PSS Paraná

O PSS é um processo seletivo simplificado, realizado pela SEED do Paraná, para contratação temporária de professores, pedagogos, intérprete de libras, auxiliares de serviços gerais e assistentes administrativos.

Inscrições: são gratuitas e realizadas somente pela internet

Cargos: Professores, Auxiliar de Serviços Gerais e Assistentes Administrativos

Provas: não há provas escritas, apenas análise de escolaridade, títulos de aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço.

Cotas: há reserva de vagas para Pessoa Negra (PN) e Pessoa com Deficiência (PcD)

Como é o Processo seletivo do PSS?

Tal processo é realizado de acordo com as normas estabelecidas por editais, os quais são publicados no site da SEED nesse link.

Destaca-se que o processo consiste em análise de títulos, ou seja, não é realizada prova. A inscrição é feita exclusivamente pela internet gratuitamente. Não existe taxa de inscrição.

O candidato deve possuir escolaridade compatível com o cargo para o qual queira se inscrever. Isto é, se a inscrição é para professor, deve possuir curso superior de licenciatura, se for para assistente administrativo deve possuir ensino médio e assim por diante.

Cada edital indica qual a escolaridade necessária para o cargo pretendido.

Como é a classificação do PSS?

A classificação é gerada de acordo com a pontuação dos candidatos, que é obtida através dos títulos informados no momento da inscrição: escolaridade, tempo de serviço, pós-graduação, etc. O candidato que não comprovar a escolaridade será excluído do processo.

Como é a Contratação do PSS?

Após comprovar os dados da inscrição, o candidato está apto para ser contratado. A contratação será por prazo determinado e poderá ocorrer assim que houver necessidade por parte de um estabelecimento de ensino do Estado.

A contratação é em Regime Especial – CRES, com data de término já determinada, sendo regulamentada pela Lei Complementar nº 108/2005 e pelo Decreto Estadual nº 4.512/2009, disponíveis no endereço eletrônico www.casacivil.pr.gov.br.

Como são os cargos do PSS?

Os candidatos contratados para as funções de assistente administrativo e auxiliar de serviços gerais terão carga horária de 40 horas semanais. Para a função de Professor, a carga horária será de acordo com o número de aulas disponíveis para substuição.

Como funciona a convocação dos candidatos do PSS?

No paraná, os 399 municípios são divididos em 32 núcleos, chamados Núcleos Regionais de Educação – NRE. Estes NRE são responsáveis por convocar os candidatos, por ordem de classificação, para a comprovação dos títulos informados no momento da inscrição.

O NRE poderá convocar candidatos em número superior às vagas existentes, presumindo-se que alguns candidatos podem não comparecer, não comprovar os dados da inscrição ou não aceitar a vaga ofertada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *